- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
NASA busca conceitos de jipes lunares
A NASA apresentou dois pedidos de informações que buscam novos conceitos de jipe lunar.
Para começar, a agência espacial está querendo conceitos de veículos que serão capazes de transportar instrumentos sobre a superfície da Lua e realizar pesquisas em lugares onde os humanos provavelmente não visitarão. Os conceitos serão aceitos no programa de exploração Artemis, que visa levar humanos à Lua e iniciar uma nova série de exploração lunar.
Além disso, a NASA diz que deseja ‘feedback da indústria sobre tecnologias comerciais de ponta relevantes e estratégias de aquisição’ para um LTV (Lunar Terrain Vehicle – Veículo para o Terreno Lunar) que transportará seres humanos para o Polo Sul da Lua. Essa sonda precisará ter um design fechado e não pressurizado, explica a agência espacial.
“A maior distância que as equipes podem caminhar usando seus trajes espaciais são 800 metros”, disse Marshall Smith, diretor dos programas de exploração humana da Lua na Diretoria de Missões de Exploração Humana e Operações na Nasa. “Se pudermos colocar um rover próximo ao local de pouso antes dos astronautas chegarem, o potencial para retorno científico destas missões irá crescer exponencialmente”.
A solicitação de LTVs não se limita apenas às empresas espaciais; A NASA diz que ‘líderes da indústria’ nas áreas de veículos elétricos, ATVs e similares também podem enviar seus conceitos e feedback. O diretor do programa de exploração lunar humano da NASA, Marshall Smith, disse: “Queremos que nossos rovers na Lua aproveitem e estimulem inovações no armazenamento e gerenciamento de energia de veículos elétricos, direção autônoma e extrema resistência ao meio ambiente”.
O programa Artemis da NASA não se concentra apenas no estudo da Lua. A NASA planeja usar o corpo lunar como campo de testes para uma variedade de tecnologias e sistemas que serão potencialmente usados como parte de uma futura missão tripulada a Marte. Supondo que tudo corra conforme o planejado, a agência espacial está antecipando uma missão tripulada em Marte nos anos 2030.