• (15)
  • (51)
  • (28)
  • (9)
  • (25)
  • (6)
  • (50)
  • (19)
  • (53)
  • (69)
  • (121)
  • (22)
  • (31)
  • (28)
  • (29)
  • (7)
  • (18)
  • (36)
  • (20)

Anuncie também

Anuncie gratiutamente na mais completa seção de classificados off road da web brasileira

Mogzilla
Abril 30, 2014

Mogzilla

A sensacional transformação de um Unimog na Polônia 

O ‘Godzilla’, monstro criado pelo cinema, foi descrito como sendo um cruzamento entre um gorila e uma baleia, fazendo alusão ao seu tamanho, poder e origem aquática. O nosso ‘astro’ desta matéria poderia ser o irmão mais novo da criatura do filme japonês. O ‘Mogzilla’, um Unimog totalmente reconstruído, pode ser considerada uma máquina monstro, aludindo ao seu tamanho, energia e capacidade todo terreno. E, embora seu irmão mais velho tenha sido criado para a indústria cinematográfica na Terra do Sol Nascente, esse incrível monstro Unimog foi projetado, criado e construído na Polônia, pela Extrem4x4. 

 

Loja Planeta Off-Road

 

Os criadores 

Adrian, Damian e Michal são os proprietários da Extrem4x4. Eles criaram a empresa em 2001, após se conhecerem em competições off-road. Desde o início, o principal objetivo foi preparar e construir veículos fora de estrada, mas, também, organizar eventos off-road. O começo não foi fácil, já que, naquela época, o mercado off-road estava fraco na Polônia e havia poucos veículos 4×4 para se trabalhar. A história começou a melhorar em 2005, quando a empresa se mudou para uma nova sede. Hoje, os três sócios orgulham-se de possuir um complexo construído de acordo com as exigências e necessidades para atender, com qualidade, qualquer veículo off-road. Os resultados alcançados pelos carros preparados pela empresa falam por si. Graças à experiência adquirida, à equipe e à estrutura montada, atualmente, a Extrem4x4 é capaz de realizar até projetos de caminhões fora de estrada.  A construção deste Unimog é uma das grandes realizações da companhia.

Mogzilla 

O dono da fera 

O ‘Mogzilla’ é de propriedade de Darek, amigo de longa data dos sócios da Extrem4x4. Darek, já há algum tempo, comprou um Mercedes Unimog 416 a fim de… Bem, ele mesmo não estava certo da razão a qual tinha adquirido o Unimog. Talvez tenha sido, apenas, pelo fato de ter se apaixonado pelo pequeno caminhão assim que o viu.  

Antes do Unimog ir para a oficina, Darek o torturou um pouco para testar suas lendárias habilidades off-road e, é claro, conhecer e se divertir um pouco com o veículo. Dizem até que Darek é a única pessoa que conhece o uso de todas as alavancas instaladas no interior da máquina. Além de divertir seu proprietário, o Unimog de Darek foi muito útil na ajuda durante as grandes enchentes que ocorreram na região, em 2010. 

A fera 

O Unimog foi produzido em 1979 e usado por anos em um aeroporto na Bélgica, de onde foi comprado com apenas 20 mil quilômetros rodados e 100% original. Naquela época, a Mercedes produzia caminhões para durar cem anos. Sim, graças à qualidade típica alemã, eles conseguiram criar máquinas quase indestrutíveis. Para isso, tudo tinha que ser simples e resistente. 

Falando dos dados técnicos, o Unimog 416 está equipado com motor diesel de 5.675 litros que gera 100 cv de potência. O veículo pesa 3.700 kg e tem velocidade máxima de 85 km/h. Não precisamos falar de todos os detalhes técnicos, já que todo fã de 4×4 sabe que o Unimog é um top de linha do passado. Foi fabricado e equipado com tudo o que você poderia sonhar. Os dois eixos são do tipo portal com engrenagens de redução e sistema de bloqueio 100%, molas helicoidais e ajuste de comprimento dos braços da suspensão. Tudo isso está sentado sobre grandes rodas com grande vão livre do solo, caixa de seis velocidades com duas à ré, freios a disco na dianteira e traseira e um poderoso guincho. Mas não é tudo! Há mais! Saídas hidráulicas, tomadas de força nos eixos de modo que você pode ligar outros dispositivos, snorkel e muitas e muitas outras coisas. Sim, a lista é longa… 

Mogzilla

É preciso admitir: Unimogs foram construídos para durar! Não é simplesmente um veículo, é uma máquina feita para trabalhar duro. Sua construção é uma mistura de um trator e um caminhão. A cabine e todo o interior parecem muito simples e você não consegue encontrar qualquer beleza nele, mas graças a isso você pode sentir e ouvir todo o trabalho da máquina. O som do motor diesel é um ruído que faz você querer saltar para o banco do motorista e guiá-lo por aí. Durante a realização desta matéria, todos os que dirigiram o monstro estavam rindo como crianças. Há o grande som do motor, fumaça do escape e cheiro da queima de combustível… Nada comparado aos veículos modernos. 

Em matéria de motor, o Unimog nem é assim muito poderoso, mas a experiência de condução é algo ímpar. O próprio Darek, dirigindo para as fotos, movia as alavancas e brincava com o mostro feito uma criança em um playground. A esposa de Darek olhava para nós com a cara típica de quem pensa: ‘vocês estão se comportando como crianças’. Tudo bem então, vamos voltar ao trabalho e contar como foi transformar essa máquina incrível em um mostro único. 

A transformação 

O Unimog chegou à oficina em um reboque. Além da cabine original de duas pessoas, havia outra, dupla para quatro pessoas, amarrada ao chassi. No início, eles ficaram aterrorizados com a ideia de Darek e com a quantidade de trabalho que estava por vir. O plano era conectar as duas carrocerias em um corpo único e fazer um grande veículo off-road para seis pessoas. Além disso, tudo estava corroído e enferrujado.  

A Extrem4x4, geralmente, não faz restauração em veteranos, mas a ideia pareceu tão interessante que todos concordaram em abrir uma exceção. Os trabalhos seguiram lentos no início. Havia muito trabalho e foi preciso fazer um monte de peças personalizadas.  

As cabines não se encaixavam e era impossível apenas soldar as duas. Para piorar, várias partes estavam faltando. Um grande problema nesta etapa foram as portas. Eles não tinham as seis portas de Unimog e, por isso, tiveram que construir as portas e todos os outros elementos, como quadros, esquadrias e janelas. Tudo foi feito à mão. O piso inteiro foi substituído por outro, feito sob medida, já com os pontos de fixação adequados à nova utilização. Com a carroceria pronta, vieram os acessórios. Mais uma vez, o trabalho foi grande. A equipe estava trabalhando com um caminhão e tudo precisou ser cuidadosamente pensado para suportar, no mesmo nível do Unimog, todas as exigências que viriam. Mais uma vez, tudo foi feito à mão. 

Mogzilla

Depois de fazer os grandes para-choques dianteiro e traseiro, que receberam poderosos guinchos elétricos de 7,5 toneladas cada, a equipe seguiu com o trabalho. Na frente, instalaram um peito de aço preso ao para-choque, que também recebeu um par de faróis de lâmpadas de xenon. Na traseira, foi instalado um braço especial com um terceiro guincho para ajudar a abaixar e levantar a roda sobressalente – uma roda que pesa 90 kg! No para-choque traseiro foi feito um compartimento especial para carregar ferramentas pesadas. O chassi não foi alterado, mas foi completamente verificado para evitar surpresas desagradáveis no futuro.  

Em ambos os lados do veículo, entre as rodas, foram instalados dois tanques de combustível independentes, em aço inoxidável, com capacidade de aproximadamente 130 litros cada um. Próximos aos tanques, estão instaladas duas baterias, também montadas simetricamente. Uma chave geral, também, foi fixada no local. Os tanques e as baterias foram protegidos com placas de alumínio que se estendem das soleiras das portas até o chassi.  

As soleiras das portas são feitas com tubos e servem para proteger a lateral da carroceria e ajudar o acesso ao interior. Na cabine há seis assentos, todos com cintos de quatro pontos, ideal para o caso de passeios mais radicais.  

Mogzilla

O Unimog foi equipado com um grande bagageiro plataforma, no qual foi montado um sistema de iluminação com luzes LED para fornecer muita luz em todas as direções. Como equipamento adicional, um sistema de aquecimento Webasto que pode ser operado sem fio, também foi instalado. Ele pode ser usado para ligar o motor durante os dias frios, já que o Unimog não possui velas de incandescência. 

Agora, todo o veículo está em boas condições e pronto para tudo. Depois de todas as modificações por quais passou, é hora de aproveitar e mostrar o veículo! Graças ao Darek, a Extrem4x4 apresentou a sua obra-prima na Hunters International Fair, onde seu Unimog atraiu multidões.  

Mas ainda não é tudo. Os idealizadores já têm planos para o Mogzilla. Em um primeiro momento, vão construir um compartimento para dormir e, num futuro próximo, vão atualizar o motor, instalar um turbo e uma bomba de injeção mais eficiente. Por enquanto, o Unimog volta para dar mais diversão ao seu dono. E, olhando as imagens, dá para imaginar que não será pouca a diversão oferecida pelo grande monstro ‘Mogzilla’.  

por: Fred M. Krijgsman

 

 

 

Comentários