- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Enduro Del Verano espetáculo e superação
Nem mesmo a capotagem na largada foi capaz de tirar o 15º lugar do piloto mineiro Munir Kalil, na 13ª edição do Enduro Del Verano, também conhecido como “Lê Touquet” Argentino, que aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Villa Gessel, a 340 quilômetros de Buenos Aires. Munir Kalil, competindo na categoria Pró, e Felipe Zanol (tri-campeão brasileiro de Enduro, que competiu na categoria Moto 4T e terminou em 12º) foram os únicos brasileiros que participaram do evento. Com apenas 16 anos de idade e disputando a prova pela primeira vez, o mineiro era o mais jovem piloto de sua categoria.
O Enduro Del Verano acontece anualmente e é uma das maiores competições off-road da América Latina. Para se ter uma idéia, só na categoria Quadriciclos, havia 205 competidores. Além da Quadriciclos, mais duas categorias são disputadas: 2T e 4T, ambas para motos. Neste ano, cerca de 580 pilotos de vários países da América Latina, Europa e Estados Unidos participaram do evento.
No sábado, dia 18, os pilotos testaram a pista e logo sentiram as dificuldades que os aguardavam. Mas a emoção rolou solta, mesmo, no domingo, quando aproximadamente 60 mil pessoas compareceram para conferir o desempenho dos pilotos. Antes da prova começar, um show de pilotos de Freestyle, com suas manobras radicais, garantiu diversão e animou a galera, esquentando o local para o confronto seguinte.
Logo na largada, Kalil, que é o primeiro brasileiro a participar desta disputa na categoria Quadriciclos, sofreu um acidente e teve que largar por último. Quando ainda estava recuperando posições, um novo acidente: alguns quadriciclos capotaram após passarem por uma duna e Kalil acabou não conseguindo evitar o tombo. Com uma recuperação surpreendente, ele melhorou sua posição e ainda chegou em 15º. A areia e os vários buracos da pista exigiram muita técnica dos pilotos. Delimitada às margens da praia de Villa Gessel, a pista possuía 12 quilômetros de extensão e cerca de 800 metros de largura. “Foi emocionante! O Munir andou muito bem, porque além da areia, a pista tinha muitas “costelas”, o que dificultou a ultrapassagem. A prova exige muita técnica do condutor e também preparação do veículo. Se o quadriciclo não tiver uma boa suspensão, não há a mínima chance”, disse José Roberto, diretor da Quadrijet. Fora isso, a prova ainda exigiu muita resistência dos pilotos, que correram debaixo do sol forte e do calor de 40ºC. Quem levou a melhor foi o argentino Marcos Patronelli, que largou muito bem e conseguiu administrar a vantagem adquirida, sagrando-se campeão.
Para 2007, os organizadores confirmaram a realização do evento no município de Gessel e esperam uma quantidade maior de público e de pilotos, já que a corrida aconteceu neste local pela primeira vez. Satisfeito com o resultado, José Roberto elogiou a organização: “Foi uma prova fantástica. O evento foi muito difundido na cidade. Notei que é grande o número de pessoas que andam de quadriciclo: homens, mulheres, adultos e jovens. Isso incentiva o esporte”.
por Georgia Utsch | fotos José Roberto Aguilar