- (10)
- (22)
- (11)
- (7)
- (9)
- (4)
- (10)
- (7)
- (51)
- (19)
- (91)
- (5)
- (8)
- (3)
- (15)
- (6)
- (5)
- (1)
- (7)
- (20)
Rural em 52?
A história do primeiro jipe brasileiro que nasceu no início da década de 1950
É certo que os primeiros jipes a aparecerem no País foram os Jeep Willys e os Land Rover Série 1, ambos na década de 40. Porém, estes jipes eram apenas comercializados por aqui e não fabricados. E é daí que surge algo bem curioso: o primeiro jipe autenticamente brasileiro: o Rural 1!
A idéia surgiu do empresário Mário Barros do Amaral, que tinha a concessão da Willys para a fabricação no País de componentes do Jeep como o câmbio, diferenciais e o motor Continental. Amaral também era o responsável pela importação dos primeiros Land Rover. Um dos problemas na época era a dificuldade de se conseguir peças de reposição para os jipes e isso foi suficiente para Amaral resolver, em 1950, criar o jipe brasileiro.
Ele convidou Genésio Baccarelli para comandar o projeto do novo 4×4, baseado no Willys e Land Rover.
Seis meses depois do início do trabalho, em agosto de 52, o Rural 1, primeiro veículo 4×4 construído no Brasil, estava pronto. O jipe utilizou um chassi de tubos retangulares e carroceria, desenhada pelo italiano Giuseppe Pazzini, em chapas de ferro com capota de lona removível e janelas de vidros corrediços. Utilizava motor Continental de quatro cilindros a gasolina, o mesmo do Jeep Willys. O câmbio era um Timken de 3 marchas e a caixa de transferência também veio do Willys. Os eixos, com modificações para receber pontas de eixo do Land Rover, foram retirados do Chevrolet 1940.
- Veja também: Laplander, o Volvo militar que virou civil
- Veja também: Jimny flagrado usando passarela de pedestre
- Veja também: Os 10 Land Rover mais icônicos
Com o Rural 1 pronto, a equipe o colocou em um teste de 1500 km por estradas de terra e ele não apresentou nenhum problema. O segundo protótipo foi perdido em um acidente próximo à fábrica e o terceiro veículo nem chegou a ser montado, pois o projeto foi abandonado por dificuldades na empresa.