- (15)
- (49)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (49)
- (19)
- (52)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (27)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Fernando “Fefe” Gomes
Uns dizem que é sorte, outros apostam na experiência, mas o que deixa muitos mineiros orgulhosos é lembrar que Fefe é um dos jipeiros com mais troféus e pelo bate papo deixou claro não querer abandonar os RAID’s tão cedo
Fernando Gomes de Souza, o Fefe, mineiro de Belo Horizonte, 36 anos, empresário e jipeiro: Mitsubishi Motorsports, Copa Troller, Copa Mineira de Rally de Regularidade, Transparaná, Rally do Agreste e Cerapió, mais de 200 RAID’s em todo o país; as horas vagas são divididas entre os negócios e a família. Este é o perfil de Fefe em algumas linhas. Apenas a ponta do iceberg deste ícone jipeiro. E se não fosse uma dívida será que isso tudo teria acontecido?
Amigos, amigos, negócios à parte. Foi a partir do ditado que Fernando Gomes virou jipeiro. Em 1994 um amigo lhe devia e, em troca do valor da dívida, Fefe viu no pagamento seu primeiro carro: um Willys 1974. Deu a partida: “Estava almoçando na casa da minha mãe e chamei meu cunhado para darmos uma volta no jipe em Nova Lima. Passando pelas trilhas, vi mais uns dez jipes e assim comecei a fazer amigos aos finais de semana”, conta Fefe. Foram dois Willys, um a cada ano, e logo em seguida começou a fase do Samurai, uma época em que a brincadeira entre amigos começou a virar coisa séria. Foi dada a largada: em 1996 Fernando Gomes disputou seu primeiro rally, o RAID da Liberdade de BH. “Corri com o último Willys, mas o carro teve uns problemas no trecho e acabei dormindo no meio do mato”, afirma Fefe.
Sem mais imprevistos, o jipeiro continuou disputando os campeonatos estaduais, ganhando e a carreira nacional estava por vir. Em 2002, Fernando Gomes foi correr pela primeira vez no Cerapió, Fortaleza/CE, na categoria graduados e campeão! “Foi um RAID muito difícil, muitos quebraram, ficaram pelo caminho, poucos carros chegaram ao fim. Na Pajero superei e a conquista do título foi marcante pelo enorme esforço”, relembra.
Fernando atualmente é empresário e proprietário da concessionária Troller Estrada Real na capital mineira e, paralelamente às trilhas, sempre comercializava jipes: “Comecei com uma agência de carros, depois passei para os jipes nos negócios que no início eram para os amigos.”, afirma. Em meio ao tempo escasso, Fefe ainda tem que encontrar hora para a família: “Minha esposa Patrícia sempre que pode me acompanha e minhas filhas (cinco e um ano) adoram os jipes. Às vezes é difícil tirar a mais velha de dentro deles”, declara. Fefe atualmente tem uma Troller 2008 e uma Pajero 2004.
Atual campeão junto com o navegador Breno Resende na Mitsubishi Motorsports, categoria graduados, faturando 27 mil reais, Fernando Gomes quer mais este ano: “Continuarei disputando sempre para ganhar. Isto é o que mais me motiva. Se no ano tivessem mais semanas, seria difícil dividir com a família a quantidade de campeonatos, mas quero que este ano seja tão bom quanto foi 2007”, promete. No dia desta entrevista, Fefe se preparava para disputar o Cerapió e prometeu novidades nos negócios em 2008: “Estamos trabalhando para trazer uma nova concessionária de uma excelente marca para BH. Na hora certa vamos divulgar”, afirma.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4