- (15)
- (50)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

Meu companheiro de roupa nova
A promessa de um novo jipe gaúcho começou com um sonho e vai se transformando em realidade com uma carroceria exclusiva
Rafael Klaudat, de Porto Alegre/RS, nunca gostou de cópias e decidiu fazer um jipe diferente. Nasceu então o xiRu. O nome não poderia ser mais adequado, já que na língua tupi significa ‘meu companheiro’. O Jeep CJ5 1957 de Rafael é parte de um sonho e durante dois anos a dupla – o Jeep e Rafael – passou um bom tempo junto na realização de um projeto bem exclusivo.
O jipe xiRu foi idealizado para ser um kit em fibra para adaptação no chassi original do Jeep Willys CJ5. Todo feito em fibra de vidro, deve custar em torno de R$ 6.900,00, tem desenho exclusivo desenvolvido por Rafael. Segundo ele, o design deveria ser novo, mas tinha que manter o aspecto e a robustez próprios dos jipes. O primeiro passo foi construir uma maquete para apreciação de alguns amigos e, como o resultado foi positivo, logo após começou a produção da carroceria.
A história do xiRu vem de uma paixão adolescente pelos jipes. Ao constatar que o Willys era um dos veículos mais valentes em trilha, Klaudat comprou um CJ5 já com um confiável motor GM quatro cilindros. Porém, a carroceria estava desgastada fruto de árduos anos de serviços prestados. Como já tinha experiência em fibra de vidro, Rafael resolveu fazer ele mesmo uma nova carroceria. Agora o próximo passo é iniciar a fabricação em série da carroceria do xiRu, e quem sabe mais tarde, com alguma parceria, fabricar também o chassi para se tornar um xiRu completo.
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4