- (15)
- (50)
- (28)
- (9)
- (25)
- (6)
- (50)
- (19)
- (53)
- (69)
- (120)
- (22)
- (31)
- (28)
- (29)
- (7)
- (18)
- (36)
- (20)

25ª edição do Rally dos Sertões
Roteiro inédito entre Goiânia/GO e Bonito/MS marcou a 25ª edição do Rally dos Sertões
A 25ª edição do Rally dos Sertões entra para a história como sendo uma das que mais exigiu conhecimento técnico de seus competidores e resistência dos veículos, entre a partida em Goiânia/GO, no dia 19 de agosto, e a chegada, no dia 26 de agosto, em Bonito/MS. O ineditismo do roteiro que, pela primeira vez, passou pelo Mato Grosso do Sul, em terras do Pantanal, também foi outro fator que equiparou o grau de dificuldade dos pilotos, já que alguns nunca haviam passado por estas regiões competindo. Foram sete dias desgastantes e de pura aventura, tanto para os competidores, quanto para as máquinas e para as equipes de apoio, que seguiram todo o percurso em caravana.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti conquistaram o bicampeonato. Eles lideraram de ponta a ponta e na última etapa levaram um susto. “Foi muita emoção. Tinha muita pedra no caminho e furou um pneu. Depois, o motor começou a dar umas falhadinhas”, contou Cristian. “A gente veio controlando desde a quarta etapa, mas a última vai entrar para a história. A conquista é de todos da equipe”, completou.
Nos UTVs, a disputa foi acirrada e só foi definida no último trecho, quando Bruno Varela e João Arena garantiram o título, com sete minutos de diferença para Lucas Barroso e Breno Rezende, que terminaram em segundo. “Este é um momento muito feliz e histórico. Gostaria de agradecer muito o meu navegador João Arena, que durante todo o percurso ajudou a me controlar”, afirmou Varela.
Nos quadriciclos, Diogo Zonato e George Ximenes iniciaram a última etapa do Rally dos Sertões com uma diferença de pouco mais de 30 segundos. No final, deu Zonato, que quase não acreditou na conquista. “Achei que tinha perdido o título, pois não fui bem na primeira parte da especial. Acelerei muito na segunda metade e quando conclui, fui parabenizar o George Ximenes. Aí fiquei sabendo que eu tinha sido campeão”, contou Diogo.
O Rally dos Sertões também teve uma categoria destinada ao rally de regularidade, em que o objetivo era manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. Os pilotos nos carros de regularidade comemoraram a conclusão do desafio, formado para a modalidade por 2.821 quilômetros, pelos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A dupla Fernando e Cristina Possetti levou o título da principal categoria, a Super Master. “Foi muito equilibrado: foram 14 etapas em sete dias pra tudo ser decidido no último dia. O objeto de participar do Sertões é sempre chegar ao final. Mas ganhar, num rali como esse, onde estavam as melhores duplas, e eu sendo a única mulher dessa categoria, parecia algo inatingível. Ficamos muito felizes”, comenta a navegadora Cristina Possetti que, ao lado do marido Fernando, faturou o título da categoria Super Master, destinada às duplas mais experientes da competição.
Resultados
Carros
1º Cristian Baumgart / Beco Andreotti – Ford Ranger – 21h38min26
2º Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin – Ford Ranger – 21h45min23
3º Alvarez Fernando / Juan Monasterolo – VW Amarok – 23h38min14
UTVs
1º Bruno Varela / João Arena – Can-Am Maverick – 35h38min22
2º Lucas Barroso / Breno Rezende – Can-Am Maverick – 25h46min19
3º Ismar Júnior / André Sá – Can-Am Maverick – 26h08min06
Quadriciclos
1º Diogo Zonato – Honda TRX 700 – 27h38min44
2º George Ximenes – Yamaha YFM – 27h40min31
3º Milton Martens – Can-Am Renegade – 30h33min46
Regularidade – Super Master
1º Fernando Possetti / Cristina Possetti – Pajero Full – 180 pontos
2º Otavio Enz Filho / Allan Enz – Pajero Full – 174 pontos
3º Renato Martins / Enedir Junior – Pajero Full – 171 pontos
Regularidade – Graduados
1º José Eduardo Guerra / Márcia Guerra – Pajero Full – 180 pontos
2º Milton Dresch / Alexandre Rech – Pajero Full – 175 pontos
3º Marcelo Pereira / Waldemberg Barros – Pajero Full – 174 pontos
Regularidade – Turismo
1º Sandra Dias / Maurício Gonçalves – Pajero Full – 197 pontos
2º Leonardo Lanziotti / Priscila Maciel – Pajero Full – 170 pontos
3º Paulo Renato Martins / Regiane Pagnard – Pajero Full – 153 pontos
por: Sanderson Pereira
- Veja também: Calculadora de tamanho real de pneus
- Veja também: Glossário 4×4